segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UMA VISITA A XI'AN

No passado mês de Outubro, tive a oportunidade e o privilégio de participar numa viagem à China, cujo roteiro contemplava visitas a Pequim, Xi'an, Xangai, Macau e Hong Kong.

Com mais de 3000 anos de história, Xi'An é uma das cidades mais antigas da China. É, também, uma das quatro grandes capitais da China antiga, e ali reinou uma sucessão de dinastias: Zhon, Qin, Han, Sui e Tang. Acabou por perder preponderância com a transição da capital para Luoyang, antes de se fixar em Pequim (Beijin).

Conhecida inicialmente como Chang'an, viu o seu nome alterado no séc. XVI, no reinado da dinastia Ming.

O seu principal atractivo derivadno facto de ter sido o extremo oriental da Rota da Seda, que ligava a China aos países da Europa, e, mais recentemente, pela fabulosa descoberta dum extraordinário Exército de Guerreiros de Terracota. São milhares de estátuas de guerreiros, todos diferente entre si, além de numerosos carros de combate devidamente equipados e os respectivos cavalos de tiro.



Este magnífico achado arqueológico foi descoberto a partir de Março de 1974, no local onde foi construído o recinto que acolhe o Mausoléu do Imperador Qin Shi Huang, ali sepultado no ano 210 ac.
O recinto foi transformado em Museu, a quem foi cometida a responsabilidade da preservação das imagens encontradas em bom estado, bem como da recuperação dos materiais que ainda se encontram danificados, por força do aluimento de terras provocado por diversas cataclismos naturais. É constituído, para já, por três Salas, que proporcionam a visão assombrosa de todo aquele exército de homens e cavalos, e é procurado por um sem número de visitantes vindos de todas as paragens. O video que ilustra este texto dá uma imagem da dimensão desta verdadeira maravilha.


Torre do Tambor
A Passagem por Xi'An fazia parte do roteiro duma viagem à China, Macau e Hong Kong, e contemplava a visita a alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade, com destaque para a Torre do Tambor, o Museu dos Guerreiros de Terracota, o Pagode do Ganso Selvagem , o Mercado da Medicina Tradicional e o Palácio Tang.


A visita à cidade teve o seu início com uma recepção na Torre do Tambor (imagem da esquerda), que constituiu um dos pontos mais altos da nossa passagem pela cidade, pois fomos brindados com uma calorosa recepção e uma magnífica recriação de cerimoniais da Coorte Imperial, culminando com a entrega das chaves da cidade a todos os elementos que tomaram parte na viagem. Este espectáculo valeu, não só pelo colorido e fiabilidade das vestes dos executantes, como pelo rigor, vivacidade e complexidade da representação e pela grande simpatia que nos foi tributada por toda a equipa.


Pormenor da Recepção na Torre do Tambor


Enfim, uma visita inesquecível, e que vivamente recomendo a todos quantos têm nos seus projectos uma visita ao "Império do Meio" num futuro próximo.


Sem comentários: