quinta-feira, 15 de maio de 2008

Açores é uma Festa

A Junta de Freguesia do Lumiar proporcionou aos seus "Fregueses" uma visita de quatro dias (três noites) aos Açores, mais concretamente à Ilha de São Miguel, em que também tive oportunidade de participar. Esta viagem proporcionou aos participantes a oportunidade de darem uma vista de olhos aos pontos de maior interesse paisagístico e etnográfico (a quase todos, diga-se em boa verdade, pois o S. Pedro não deve ter sido avisado tempestivamente da concretização da visita, e brindou-nos com um dia tempestuoso quando nos dirigíamos à Lagoa do Fogo, com chuva, vento forte, e uma terrível nebulosidade que não deixava ver um palmo à frente do nariz, como soe dizer-se).

Mas, para a viagem se tornar menos decepcionante, valeu-nos o privilégio de a visita ter coincidido com a realização das festas do Divino Espírito Santo, a poucos dias de terminarem as ainda mais famosas festas do Senhor Santo Cristo. Tivemos, por isso, oportunidade de nos integrarmos nas festividades das "vilas" mais próximas do Hotel Ponta Delgada, em que estávamos hospedados (Vila Nova e Rua da Alegria), e tomar também contacto com as festividades doutras povoações mais distantes, como Ribeira Grande e Lagoa das Sete Cidades (foto da Lagoa na imagem).

O lado mais positivo da viagem foi, no entanto, a abertura do apetite para voltar, não só para conhecer melhor a magnífica Ilha de São Miguel, como também para "espreitar" as outras oito Ilhas do Arquipélago, cada qual com a sua beleza bem característica.

1 comentário:

peonia disse...

Viva a viagem aos Açores!